CASA RIPADOS

FRENTE_DEPOIS_2_FINAL-min-min.jpg
FUNDO_DEPOIS.jpg
casa-ripados-plantas-fábrica-arquitetos
casa-ripados-corte-fábrica-arquitetos
PERGOLADO-COZINHA.jpg
PERGOLADO-SALA.jpg
casa-ripados-gif-fábrica-arquitetos

CASA RIPADOS

 

O projeto consiste na reforma de uma residência em Bragança Paulista que apresentava como principal problema a pouca iluminação derivada da pequena dimensão de suas aberturas e presença de vegetação excessiva na parte frontal e interna da casa, além da compartimentação dos espaços.

 

Buscamos então um elemento que pudesse resolver essas questões e ao mesmo tempo trouxesse uma nova identidade a casa:o ripado de madeira. Trabalhamos com ele no piso, paredes e tetos na reforma, explorando sua principal característica de permitir, de forma controlada, a passagem de luz e conexão visual entre os ambientes.

 

Assim na entrada da casa, retiramos o jardim e introduzimos um deck de madeira, criando uma nova área de lazer e varanda para a sala, além de uma pérgola permitindo o acesso a porta de entrada de forma protegida da chuva. Internamente o ripado de madeira substituiu  as paredes demolidas da sala de jantar e da cozinha, integrando-os com a ampla sala de estar. O jardim interno que trazia problemas de infiltração foi incorporado à sala e a parte superior, antes aberta, introduzimos uma cobertura de vidro que permite a ventilação e mais uma pérgola, criando um bonito desenho da luz sobre a  parede de pedra proposta. No andar inferior transformamos a antiga área de serviço em um espaço gourmet interligado com o quintal da casa, onde o ripado aparece na área externa como elemento decorativo.

 

Nessa reforma conseguimos transformar radicalmente os ambientes,  intervindo em pontos específicos da casa sempre com o mesmo elemento, mas trabalhado de diferentes formas, trazendo personalidade e coerência ao espaço. Destaque também para a substituição do piso escuro original para um porcelanato claro, que tornou o ambiente ainda mais agradável e iluminado.

FICHA TÉCNICA

Localização: Bragança Paulista - SP

Ano: 2016

Status: Construído

Área da Casa: 240m²

Área de Projeto: 100m²

 

Arquitetura:

[Fábrica Arquitetos] Filipe Battazza e Raoni Mariano